O Laboratório de Dramaturgia, projecto concebido pelo Teatro Meridional em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é uma iniciativa que se desenvolve desde 2012 e pretende incentivar a criação de textos inéditos em língua portuguesa, associando escritores a um painel de artistas e académicos num trabalho conjunto que acompanha a escrita de um texto.
O incentivo à escrita e a eventual publicação de textos, tendo como ponto de partida uma proposta (temática ou artística), a criação de textos a partir da discussão e da experimentação geradas em torno da ideia de teatro contida numa sinopse, o diálogo activo e estimulante entre o escritor/dramaturgo e um painel constituído por representantes dos promotores da iniciativa e por pessoas com experiência no teatro, a valorização do estatuto do texto e das suas especificidades e a exploração de diferentes possibilidades conceptuais de escrita de/para teatro, são os objectivos capitais deste projecto.
As anteriores edições receberam mais de 207 propostas de textos e foram seleccionados 5 títulos para edição, no âmbito das colecções "azul cobalto | teatro" da editora Companhia das Ilhas e “Nova Dramaturgia Portuguesa”, em parceria com a Companhia de Teatro Lendias d´Encantar e com a Folha de Medronho - Artes Performativas.
9ª Edição do Laboratório de Dramaturgia
A 9ª Edição do Laboratório de Dramaturgia propõe, neste ano de grandes mudanças, como mote para a escrita de textos a temática tão aberta como genérica de PASSAGEM DE TEMPO.
Esta passagem de tempo, tanto pode acontecer nos corpos, nas relações, no interior de grupos humanos, nos contextos sociais ou em países.
Nesta 9ª Edição foram selecionadas duas (2) propostas para escrita de um texto teatral:
- "Torres Novas" de A. Branco
- "Mete os Gatos na Rua" de Rita Rosa
www.teatromeridional.net
www.ceteatro.pt
8ª Edição do Laboratório de Dramaturgia
CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 28 DE ABRIL
Para esta 8ª Ed. foram recebidas 17 propostas de textos.
CANDIDATURAS SELECIONADAS
Conforme mencionado no edital, o Painel de Selecção reuniu-se e seleccionou 2 propostas para escrita de um texto teatral, para a 8ª Edição do Laboratório de Dramaturgia:
O Porto de que Saímos e o Porto a que Chegámos
de Mariana Sousa Antão
Sala de Estar
André Manuel Gonçalves Martins
7ª Edição do Laboratório de Dramaturgia
CANDIDATURAS ENCERRADAS
Para esta 7ª Ed. foram recebidas 96 propostas de textos.
CANDIDATURAS SELECIONADAS
Conforme mencionado no edital, o Painel de Selecção reuniu-se e seleccionou 2 propostas para escrita de um texto teatral, para a 7ª Edição do Laboratório de Dramaturgia: "Isso é um absurdo, Eugène!" de Harold & Pinter (pseudónimo) e "Mar, mare, mortis" de Mariana Filho (pseudónimo), ambos títulos provisórios.
6ª Edição do Laboratório de Dramaturgia
CANDIDATURAS ENCERRADAS
Para esta 6ª Ed. foram recebidas 58 propostas de textos.
CANDIDATURAS SELECIONADAS - 6ª Edição
Conforme mencionado no edital, o Painel de Selecção reuniu-se e seleccionou 2 propostas para escrita de um texto teatral, para a 6ª Edição do Laboratório de Dramaturgia: "Os Mortos Também Dançam" de Francisco Gomes e "Não restará pedra sobre pedra no mercado de pulgas" de Renata Zanete.
5ª Edição do Laboratório de Dramaturgia
A 5ª Edição deste Laboratório, que decorreu entre janeiro e setembro de 2019, propôs como mote para a escrita de textos um tema, desmultiplicado através das seguintes questões: 'Quem fala por ti?', ou 'A quem emprestas a tua voz?', ou 'Como é que te fazes ouvir?'; e a partir também das seguintes Palavras Chave: Conflito; (In)coerência; Individual / Coletivo; (In)visibilidade; Medo; Representação / Representatividade; Sobrevivência.
Do trabalho realizado, resultou o texto O SONHO DE ALGUÉM, de Lara Morgado, que será publicado na coleção “Nova Dramaturgia Portuguesa”, em parceria com a Companhia de Teatro Lendias d´Encantar e com a Folha de Medronho - Artes Performativas.
O painel responsável pela seleção das sinopses e pelo acompanhamento das sessões a realizar com os autores ao longo do processo criativo (até outubro de 2019) foi constituído por: Maria João Brilhante (Centro de Estudos de Teatro/FLUL), Natália Luíza e Mónica Almeida (Teatro Meridional), Paula Magalhães, Tiago Torres da Silva e Jorge Louraço Figueira.
ALINHAMENTO DO EVENTO
Entrada livre
18 JANEIRO de 2020 | 17:00
- LANÇAMENTO DE LIVRO | 5ª Ed. Laboratório de Dramaturgia
Com apresentação de Armando Nascimento Rosa
"O SONHO DE ALGUÉM"
de Lara Morgado
- LANÇAMENTO DE LIVRO | Prémio Nova Dramaturgia 2019
"A INFINDA APETÊNCIA DA LUZ DO SOL"
deEduardo Molina
18 JANEIRO de 2020 | 18:00
- CONVERSA E REFLEXÃO | Percursos, Programação e Estratégias Culturais em Teatro
Convidados: Tiago Fernandes (Companhia de Actores) e António Revez ( Companhia Lendias d' Encantar)
Pretende-se, num ambiente informal, fomentar o diálogo e a partilha sobre as escolhas de programação, os objectivos artísticos, a relação das Organizações com os públicos e o levantamento de um conjunto de considerações que, sendo específicas, são responsáveis pela singularidade dos percursos das Companhias.
4ª Edição do Laboratório de Dramaturgia
A 4ª Edição deste Laboratório, que decorreu entre abril de 2017 e fevereiro de 2018, propôs como mote para o trabalho de escrita uma questão central que atravessa a contemporaneidade: 'Que utilizador de MEDIA somos nós?', tendo sido recebidas 11 propostas, a partir das quais se seleccionaram os dois autores participantes no laboratório: Rui Sousa e a dupla Pedro Alves/Tiago Patrício, cujos textos tinham, respectivamente, os seguintes títulos provisórios: “De frente à minha televisão sou eu o imperador” e “Fábio Luxemburgo”.
O painel responsável pela seleção das sinopses e pelo acompanhamento das sessões realizadas com os autores, ao longo do processo criativo da 4ª edição do Laboratório de Dramaturgia, foi constituído por Maria João Brilhante (Centro de Estudos de Teatro / FLUL), Natália Luíza e Mónica Almeida (Teatro Meridional), Paula Magalhães, Tiago Torres da Silva e Pedro Marques.
Antes da finalização do texto por parte dos autores, foi promovida uma sessão de leitura, com a participação dos atores: Bruno Huca, Carolina Serrão, João Pedro Mamede, Paulo B e Sílvia Filipe.
Desta edição do Laboratório de Dramaturgia, resultou ainda a publicação do texto FRENTE À MINHA TELEVISÃO SOU EU O IMPERADOR, de Rui Xerez de Sousa, na coleção “Nova Dramaturgia Portuguesa”, em parceria com a Companhia de Teatro Lêndeas d´Encantar e com a Folha de Medronho - Artes Performativas.
Apresentação do Projecto Laboratório de Dramaturgia
3ª Edição do Laboratório de Dramaturgia
A 3ª Edição do Laboratório de Dramaturgia decorreu entre Fevereiro e Setembro de 2016, propondo que o trabalho de escrita tomasse como ponto de partida uma situação inesperada que levasse, uma ou mais personagens, a permanecer num determinado espaço. Os escritores/dramaturgos tiveram ainda em conta um limite de 4 actores para a possível concretização cénica do texto.
O painel responsável pela selecção das sinopses, nesta 3ª edição, foi constituído por: Maria João Brilhante e Paula Magalhães (Centro de Estudos de Teatro / FLUL), Natália Luíza (Teatro Meridional), Tiago Torres da Silva e Tiago Patrício.
Foram recebidas 59 propostas, a partir das quais se seleccionaram os três autores participantes no laboratório: Ana Lázaro, Emília Costa e Firmino Bernardo, cujos textos tinham, respectivamente, os seguintes títulos provisórios: “A dança das raias voadoras”, “Solidariedades” e “Requests, ou permissão para respirar”.
Ao grupo responsável pela selecção associou-se ainda Mónica Almeida (Teatro Meridional), ficando assim constituído o painel de acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo.
Antes da finalização do texto por parte dos autores, foi promovida uma sessão de leitura, com a participação dos actores: Ana Bento, Carla Chambel, Maria João Pinho, Miguel Raposo, Mina Andala, Rui M. Silva, Sílvia Filipe e Simon Frankel.
Desta 3ª edição do Laboratório de Dramaturgia resultaram dois textos que agora se publicam: A DANÇA DAS RAIAS VOADORAS, de Ana Lázaro, e REQUESTS, OU PERMISSÃO PARA RESPIRAR, de Firmino Bernardo, no âmbito da Colecção Azul Cobalto / Teatro da editora Companhia das Ilhas, em parceria com o Teatro Meridional e o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
2ª Edição do Laboratório de Dramaturgia
A 2ª Edição do Laboratório de Dramaturgia - ESCREVER UM LUGAR - decorreu entre Outubro de 2014 e Novembro de 2015, propondo, como imaginário de base para a escrita de sinopses, uma Estação Rodoviária / Central de Camionagem, numa localidade fora dos grandes centros urbanos e cuja acção decorria na actualidade. Os escritores/dramaturgos tiveram ainda de ter em conta o limite de 4 actores para a concretização cénica das vozes/personagens a criar.
O painel responsável pela selecção das sinopses, nesta 2ª edição, foi constituído por: Maria João Brilhante e Paula Magalhães (Centro de Estudos de Teatro / FLUL), Natália Luíza (Teatro Meridional), Ricardo Neves-Neves e Tiago Torres da Silva. A este grupo, associou-se ainda Mónica Almeida (Teatro Meridional), ficando assim constituído o painel de acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo.
Foram recebidas 24 propostas, a partir das quais se seleccionaram os autores participantes no laboratório: Fátima Ribeiro e Fernando Giestas, cujos textos tinham, respectivamente, os seguintes títulos provisórios: “BRO” e “Porcos”.
No final processo de acompanhamento da escrita dos textos, foi promovida uma sessão de leitura com a participação dos actores: Lourenço Seruya, René Vidal, Sílvia Barbeiro, Susana Madeira e Vítor Alves da Silva.
1ª Edição do Laboratório de Dramaturgia
A 1ª Edição do Laboratório de Dramaturgia - ESCREVER NO ESPAÇO - decorreu entre Setembro de 2013 e Julho de 2014, propondo, como ponto de partida para a escrita de sinopses, um espaço cénico desenvolvido pelo cenógrafo Fernando Ribeiro, tendo sido facultado aos candidatos um desenho virtual desse espaço. Os escritores/dramaturgos tiveram ainda de ter em conta o limite de 4 actores para a concretização cénica das vozes/personagens a criar.
O painel responsável pela selecção das sinopses, nesta 1ª edição, foi constituído por: Maria João Brilhante e Maria Helena Serôdio (Centro de Estudos de Teatro / FLUL), Natália Luíza (Teatro Meridional), Rui Pina Coelho e Ricardo Neves-Neves. A este grupo, associou-se ainda Mónica Almeida (Teatro Meridional), ficando assim constituído o painel de acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo.
Foram recebidas 23 propostas, a partir das quais se seleccionaram os três autores participantes no laboratório: Hugo Miguel Coelho, Jorge Palinhos e Tiago Ribeiro Patrício, cujos textos tinham, respectivamente, os seguintes títulos provisórios: “Naufrágio”, “Parking” e “Reestruturação”.
Antes da finalização do texto por parte dos autores, foi promovida uma sessão de leitura, com a participação dos actores: António Fonseca, Carla Chambel, Catarina Guerreiro, João Maria Pinto, José Mata, Maria Teresa Barbosa, Miguel Seabra, Sílvia Filipe e Wagner Borges.
Desta 1ª edição do Laboratório de Dramaturgia – ESCREVER NO ESPAÇO – resultaram dois textos: "Parking", de Jorge Palinhos, e "Desmaterialização", de Tiago Patrício, que se publicaram num único volume, no âmbito da coleção "azul cobalto | teatro" da editora Companhia das Ilhas, numa parceria com o Teatro Meridional e o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.