LABORATÓRIO DE VIEWPOINTS
com Joana Pupo
DATAS: 24 de Janeiro a 16 de Fevereiro
HORÁRIO: 3ª e 5ª feira das 19h30 às 22h30
TOTAL DE HORAS: 24h (8 sessões)
PÚBLICO-ALVO: Atores, bailarinos, encenadores, performers, estudantes de artes cénicas
LOCAL: Polo 2 do Teatro Meridional | Marvila | Largo Luís Dourdil Lote 4, 1º piso (acesso pelas escadas exteriores)
VALOR: 120€
INSCRIÇÃO
• Preencher o formulário de inscrição, no link: http://bit.ly/3YmWEtc
• Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
• Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.
APRESENTAÇÃO
Os VIEWPOINTS são uma linguagem de improvisação e composição, que nasceu no mundo da dança pós-moderna, pela coreógrafa Mary Overlie. Mary desdobrou os dois temas dominantes do trabalho em cena - tempo e espaço - em seis categorias e chamou a esse trabalho The Six Viewpoints. Desde então, a encenadora Anne Bogart e a SITI Company de Nova Iorque, expandiram este método, adaptando-o para atores e atrizes.
Os Viewpoints, ou Pontos de Vista Cénicos, permitem a um grupo funcionar de forma espontânea e intuitiva e gerar material teatral corajoso, de forma rápida. Desenvolvem a flexibilidade, a articulação e a força do movimento e transformam o jogo cénico coletivo numa realidade possível. Oferecem ferramentas para uma prática diária, para uma afinação do olhar sobre o mundo e de uma escuta com todo o corpo. São um treino infinito, uma afinação permanente para criadores e apoiam a ligação de materiais cénicos e linguagens, numa lógica interdisciplinar.
JOANA PUPO
Mestre em Teatro/Movimento, pela ESTC/IPL e licenciada em Filosofia FCSH/UNL; formou-se como atriz no Estúdio Nancy-Tuñon, Barcelona, depois de ter integrado o TEUC durante 3 anos. Foi selecionada para a École des Maîtres em 2005, com Carlo Cecchi.
Segue o treino com os métodos Suzuki e Viewpoints, com a SITI Company, de Anne Bogart (NY), desde 2010. Organizou o SITI Lisbon’13, com a atriz Kelly Maurer, da SITI Company e o Extended Ensemble Lisbon’17 com atores de vários países da Europa que seguem a complementaridade entre os métodos Suzuki e Viewpoints. Esteve, em 2019, no Japão com a SCOT (Suzuki Company of Toga).
Trabalha com diversas companhias em Portugal, tendo atualmente projetos com Marina Nabais Dança, Ritual de Domingo/Sónia Barbosa, Nicho/Graeme Pullyen e Companhia Caótica. Trabalhou ainda em Itália com o Teatro Stabile delle Marche e em Espanha com as companhias Voa Dora e Teatro de Cerca, entre outras. Foi assistente da École des Maîtres em 2006 e 2008, com Pipo Delbono e Enrique Diaz.
Tem colaborado em formação com o Instituto de Desenvolvimento Social, a Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, o Laboratório de Experimentação Cénica da Universidade Nova, CITAC e TEUC, fórum-dança/Maria Ramos, CEM - Centro Em Movimento, São Castro e António Cabrita, Teatro Meridional, entre outros.
Em 2020, criou com Pepa Macua e Catarina Sobral a companhia Mente de Cão, com a qual estreia “A Gravidade de Um Pássaro” e “Todas As Coisas Extraordinárias/Every Brilliant Thing”, atualmente em cena.