A Terceira Margem do Rio
citações da obra de Guimarães Rosa
TM ACOLHIMENTO
Prod. Festival FESTLIP
5 a 7 maio 2023
sex. e sáb. 21h | dom. 16h
7 Maio: conversa com o público após o espetáculo.
BREVE INTRODUÇÃO
O Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa – FESTLIP_Brasil carrega em si o multiculturalismo das sociedades da CPLP: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Convicto do potencial da sua mobilidade espacial, nesta edição, o Festival atravessa muros, mares e terras, experimentando a liberdade de estar ao alcance de todos, em qualquer lugar e a qualquer hora.
Com uma programação que ultrapassa o significado da palavra cultura, o FESTLIP comemora os seus 15 anos, atravessando o Atlântico e permitindo que a língua portuguesa seduza o mundo com sua arte e diversidade.
Como marco dessa festa, no dia 5 de maio, Dia Internacional da Língua Portuguesa, nossa 15ª edição acontece em Lisboa, durante três dias consecutivos, com acolhimento do Teatro Meridional.
Celebrar todas as nossas raízes e a união delas numa grande festa é estabelecer a maior rede de promoção de um evento da língua feito até hoje.
Para essas comemorações, o Festival circula internacionalmente com a sua produção teatral “A Terceira Margem do Rio”, de Guimarães Rosa, dirigido pelo encenador brasileiro Paulo de Mores, com a Trupe FESTLIP (Cia Teatral com atores dos nove países falantes do português).
SINOPSE
Um homem de meia-idade deixa a sua família e amigos para viver isolado numa canoa no meio de um rio, na região central do Brasil, e jamais volta a pisar
terra firme. O seu único contato com as pessoas acontece através do seu filho Liojorge, que lhe deixa comida na margem do rio.
Os anos passam-se e a filha Rosário casa-se com um rapaz da região e vai morar na cidade.
O filho também se casa, mas decide permanecer com a mãe e continuar a levar diariamente a comida para o pai invisível.
Quando nasce Nhinhinha, a filha de Liojorge, que tem poderes mágicos, o rapaz resolve levá-la até a beira do rio para apresentá-la ao pai.
FICHA ARTÍSTICA
Citações: Guimarães Rosa | Diretor: Paulo de Moraes | Direção Musical: Ricco Viana
Curadoria e Direção Executiva : Tânia Pires Abrão | Figurino: Carol Lobato
Criação Luz : Paulo de Moraes | Assessoria de Imprensa: Factoria Comunicação | Produtora Local Portugal: Silvia Rebelo | Acolhimento: Teatro Meridional | Produção: FESTLIP | Realização: Talu produções
Trupe FESTLIP*:
Leonardo Miranda (Brasil), Horácio Guiamba (Moçambique), Susana Vitorino (Portugal),
Rossana Prazeres (São Tomé e Príncipe), Erica Chissapa (Angola), Moisés dos Santos (Timor Leste),
Mirella Aracil (Guiné Equatorial), William Ntchalá (Guiné-Bissau), Naty Martins (Cabo Verde)
*Originalmente criada em 2017, como Cia teatral oficial do Festival, A Trupe FESTLIP reúne 9 atores de nacionalidades diferentes de todos os países que falam português. Anualmente novos repertórios são montados com novos diretores, de forma integrada com as novas mídias criativas.
M/12 | 45min
BILHETEIRA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 91 999 12 13