CURSO DE CULTURA TEATRAL
Momento de Rutura da História do Teatro Ocidental - Módulo I
com Armando Nascimento Rosa, Graça Corrêa, Guilherme Filipe, Maria João Almeida, Miguel Ramalhete Gomes, Nuno Pino Custódio, Paula Magalhães e Teresa Faria
DATA: de 9/10 a 4/12 de 2023
HORÁRIO: segundas-feiras | das 20h às 22h30
TOTAL DE HORAS: 22h30 (9 sessões)
PÚBLICO ALVO: profissionais de artes cénicas, professores, público-geral
LOCAL: Polo II do Teatro Meridional | Largo Luís Dourdil Lote 4, 1º piso (acesso pelas escadas exteriores)
VALOR: 125 €
INSCRIÇÃO:
- Preencher o formulário de inscrição, que pode encontrar no link https://bit.ly/3BDilJL
- Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
- Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.
- Em caso de desistência antes do início da formação o valor devolvido é 50% do total.
APRESENTAÇÃO
As ruturas no Teatro tal como em qualquer processo histórico resultam de múltiplas variáveis sociais, nomeadamente do surgimento de novas e diferentes mentalidades e, tantas vezes, de movimentos individuais que de maneira transubjetiva reconfiguram novos e diferenciados lugares da cena, incorporando novos sentidos estéticos ou simbólicos.
Um conjunto de sessões teóricas organizadas por Módulos, visa enquadrar as perspetivas vivenciais de diferentes períodos históricos do Teatro no Ocidente, através de modalizações práticas e estéticas, assim como a influência de criadores/movimentos e ou dramaturgos que determinaram movimentos de rutura nos espaços do teatro e a consequente transformação do olhar do espectador sobre a Cena.
ORGANIZAÇÃO DO MÓDULO
- 9 Out | O olhar do espetador sobre o Espetáculo | Teresa Faria e Paula Magalhães
- 16 Out | História das Ruturas do Teatro Ocidental em 120’ | Guilherme Filipe
- 23 Out | História das Ruturas do Teatro Ocidental em mais 120’ | Guilherme Filipe
- 30 Out | Teatro Grego e Romano | Armando Nascimento Rosa
- 6 Nov | A herança do Teatro Grego e Romano | Armando Nascimento Rosa
- 13 Nov | Commedia dell’ arte – Maria João Almeida
- 20 Nov | A Herança da Commedia dell’ arte | Nuno Pino Custódio
- 27 Nov | Shakespeare | Graça Correa
- 4 Dez | Herdeiros de Shakespeare | Miguel Ramalhete Gomes
BIOGRAFIAS
ARMANDO NASCIMENTO ROSA
Dramaturgo, ensaísta e cantautor, escreveu cerca de trinta obras dramáticas originais, algumas delas premiadas e/ou traduzidas em sete línguas, com apresentações cénicas em diversas cidades da Europa, das Américas e da Ásia. Tem 25 livros de dramaturgia original e ensaio publicados, incluindo estudos sobre Samuel Beckett, António Patrício, Fernando Pessoa, e Natália Correia, cuja obra dramática completa prepara para publicação no corrente ano. Iniciou percurso de dramaturgista em 1990 no Teatro da Politécnica, em Lisboa, a convite do seu fundador, o encenador Mário Feliciano. Doutorado em Estudos Portugueses (2001), mestre em Estudos Literários Comparados (1994), e licenciado em Filosofia (1988) pela Universidade Nova de Lisboa, é professor coordenador, da área de Teorias e Estéticas, no Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, onde leciona desde 1998, e investigador membro do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) desde a sua fundação em 2007. Como cantautor, publicou os álbuns: O Piano em Pessoa, em 2018, com o pianista António Neves da Silva; e O Fado é estranha alegria, produzido pelo maestro Mário Rui Teixeira, com edição digital em 2019 e edição física prevista para 2023.
GRAÇA CORRÊA
Graça P. Corrêa é Investigadora no CFCULFaculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,
onde dirige projetos sobre Teatro/Performance e Teorias da Emoção -Empatia no âmbito da correlação arte-ciência filosofia. Doutorada pelo Graduate Center of the City University of New York, mestre em Encenação no Emerson College Boston, licenciatura em Arquitetura (UL) e em Teatro na ESTC.
Como docente colabora no doutoramento PDFCTAS (Ciência e Arte), nos Mestrados em Teatro e em Artes Performativas
da Escola Superior de Teatro e Cinema e na Escola Profissional de Teatro de Cascais.
A par da carreira académica é encenadora, dramaturgista e dramaturga. Recentemente publicou o livro
Gothic Theory and Aesthetics: Transdisciplinary Landscapes in Film, Theatre, Architecture and Literature (Caleidoscópio, 2021),
apresentou a performance-evento Eco-Empatia no New European Bauhaus Festival (2022), concebeu espetáculos sobre IA e tecnologias digitais
(Automata, Inimpetus 2019), alteridade étnica e de género (Beatrix Cenci, TEC 2021).
GUILHERME FILIPE
Ator-encenador, professor de dramaturgia e investigador de teatro. Doutor em Estudos Artísticos (Estudos de Teatro), pela Universidade de Lisboa. Investigador do Centro de Estudos de Teatro (FLUL), na área da documentação e da sociologia do teatro. Tem obra ensaística publicada na área das práticas e estáticas de teatro, em Portugal e no estrangeiro. Destacam-se os ensaios A subtil preservação da memória, Revista Cacao Lisboa (2014); A Estética no Teatro: uma ciência à flor da pele (Journal Theatre Criticism Dramaturgy, Univ. de Istambul (2021); e os livros “Às voltas com o Teatro: Os últimos atores ambulantes em Portugal” (2020) e “O Gosto Público que sustenta o Teatro: Pessoas, espaços e repertórios” (2021).
MARIA JOÃO ALMEIDA
Professora Auxiliar da Universidade de Lisboa, aposentada. Doutoramento em Estudos Literários – Literatura Italiana pela Universidade de Lisboa, com a tese Goldoni e o sistema teatral português (século XVIII).
Docente de Estudos Italianos dos cursos de Licenciatura e Mestrado. Leccionou também unidades curriculares da Licenciatura em Estudos Artísticos- Artes do Espectáculo e do Programa em Estudos de Teatro (Mestrado e Doutoramento). Investigadora do Centro de Estudos de Teatro da FLUL (CET) desde 1998 até à actualidade. Directora do CET: 2009-2014; 2016-2017. Áreas de investigação: História do Teatro em Portugal e Teatro e Espectáculo em Itália. Participação como investigadora sénior em projectos de investigação nacionais e internacionais. No âmbito da sua especialização em italianística,
tem vindo a desenvolver investigação sobre a presença decomediantes da “Arte” em Portugal (séculos XVI-XVIII).
MIGUEL RAMALHETE GOMES
Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2011 e é professor auxiliar com agregação
na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É investigador no CEAUL - ULICES (Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa) e no CETAPS (Centre for English, Translation, and AngloPortuguese Studies).
Publicou em 2014 Texts Waiting for History: William Shakespeare Re-Imagined by Heiner Müller (Brill | Rodopi); coeditou, com Jorge Bastos da Silva, English Literature and the Disciplines of Knowledge,
Early Modern to Eighteenth Century (Brill | Rodopi, 2017) e, com Teresa Botelho e José Eduardo Reis,
Utopian Foodways: Critical Essays (U.Porto Press, 2019).
Tem vindo a publicar sobre drama do Renascimento inglês, estudos utópicos, estudos irlandeses e banda desenhada. Encontra-se a preparar um livro sobre usos de Shakespeare no tempo da austeridade em Portugal.
NUNO PINO CUSTÓDIO
Iniciou a sua atividade como encenador e dramaturgo no começo dos anos 90, expondo até hoje acima de 60 encenações, onde se destacam colaborações com algumas das mais significativas companhias independentes portuguesas da atualidade, como o Teatro O Bando, o Teatro Meridional, a Companhia do Chapitô, o Teatro do Montemuro, As Boas Raparigas, o Teatro dos Aloés, o Teatrão, a FC - Produções Teatrais/Casa da Comédia, o Teatro Oficina, a Companhia da Chanca ou a estrutura que fundou e dirigiu entre 2004 e 2021, a ESTE – Estação Teatral da Beira Interior.
Investiga desde há cerca de três décadas, exclusivamente, a máscara enquanto ferramenta metodológica do trabalho do ator, sendo uma das principais referências em Portugal nesta área, tendo colaborado com inúmeras universidades, escolas profissionais, companhias ou festivais. Tem sido professor regular, desde 2010, da ACE – Academia Contemporânea do Espectáculo (Porto) e da ACT – Escola de Actores (Lisboa). Dirige, desde 2012, o ciclo de workshops O ator e a neutralidade, juntando-o às masterclasses em Commedia dell'Arte que já vinha ministrando desde 2005, como formações externas e regulares.
PAULA GOMES MAGALHÃES
Doutorada e mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Paula Gomes Magalhães é investigadora do Centro de Estudos de Teatro e professora do Mestrado em Estudos de Teatro da mesma Universidade. É licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Deu aulas na Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa e Escola Profissional de Setúbal. É membro do conselho editorial da Sinais de Cena - Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas. Jornalista de formação, trabalhou durante mais de 20 anos em rádio (Radar, Voz de Almada e Sul e Sueste). É membro da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro, onde, há mais de 30 anos, desenvolve atividade como atriz, formadora e encenadora. Publicou 30 Anos de ArteViva – Memórias... e outras estórias da Companhia de Teatro do Barreiro (ArteViva, 2010); Belle Époque – A Lisboa de Finais do Século XIX e Início do Século XX (Esfera dos Livros, 2014); Teatro da Trindade 150 Anos – O Palco da Diversidade (Guerra e Paz, 2017); Sousa Bastos (INCM, 2018) e Os Loucos Anos 20: Diário da Lisboa Boémia (Planeta, 2021).
TERESA FARIA
Mestre em Artes Cénicas pela Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade de Lisboa e em Estudos de Teatro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Investigadora do Centro de Estudos de Teatro da FLUL. Membro do conselho editorial daRevista Sinais de Cena - Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas. Formadora certificada pela Universidade do Minho. Professora na Escola Superior de Tecnologias e Artes. Criou cursos de Teatro e tem dirigido formação na APPACDM de Ponte de Lima, bem como formação em Contexto Profissional e Ateliers de Coaching. Profissional das Artes do Espectáculo, desde 1983: actriz, dramaturga e encenadora.
Trabalhou em mais de cem Companhias, Teatros e Produtoras, como o TNDMII, o Teatro Aberto, o Teatro Meridional, o Teatro da Terra, a Barraca ou o Teatroesfera, com muitos encenadores. Das suas encenações e dramaturgias destaca O meu irmão: Théo e Vincent Van Gogh, no São Luiz Teatro Municipal. Como atriz lembra a Nonna (Teatroesfera) ou Kiki van Beethoven (Teatro Meridional). Já fez várias comunicações, publicou alguns artigos artigos e coeditou dois livros e coeditou dois livros: Os Iluminados (com José Carretas) e Teatro em Debate(s) - CET / Livros Horizonte.