24 0796

 

DESCAMINHO

encenação Sofia Cabrita em co-criação com Javier Ariza, Joana Poejo e Tiago Poiares

TM ACOLHIMENTO

produção  ESTE-Estação Teatral da Beira Interior

5 a 7 SETEMBRO 2025 |6f e Sáb. às 21h | Dom às 17h

SINOPSE

- Lembra-se?

Quando perguntávamos sobre o tempo do contrabando, as respostas eram vagas, sem comprometer as narrativas que se ouvem por toda a raia… foi preciso perguntar outra vez, esperar, deixar que surgissem as memórias, as entre histórias menos oficiais e, sobretudo, ficar atentos aos gestos de recontar.

Através das máscaras, dos objetos, das imagens, de documentos oficiais e privados e ecos de homens e mulheres dos dois lados da fronteira, quisemos fazer uma homenagem ao ato de lembrar. Neste espetáculo, as personagens deslocam-se à procura do passado, não ficam paradas a olhá--lo de longe.

Com elas, cruzamos as fronteiras portuguesa e espanhola, levamos e trazemos escondidos os carregos, esquivamos o perigo, jogamos o jogo, lembramos, apagamos e encontramo-nos sempre a meio caminho: entre a realidade e a ficção.

FICHA ARTÍSTICA

Encenação e Dramaturgia: Sofia Cabrita em co-criação com Javier Ariza, Joana Poejo e Tiago Poiares | Interpretação: Javier Ariza, Joana Poejo e Tiago Poiares | Espaço Cénico: Mário Melo Costa | Figurinos: Ana Baleia | Máscaras: Alessandra Faienza | Música: Pedro Rufino | Apoio à criação: Samuel Querido | Desenho de Luz: Pedro Fino | Design gráfico: Puretugal Traditions | Vídeo: Ruben Páscoa | Fotografia: Pedro Delgado

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/14

DURAÇÃO

70 minutos 

BILHETEIRA

meridional.bol.pt | 91 999.doze.treze | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

BIOGRAFIA

 ESTE-Estação Teatral da Beira Interior

Na génese da Estação Teatral, em 2004, está a complementaridade de dois impulsos motores que, em sinergia, desembocam na compatibilidade entre (1) a pesquisa de uma IDEIA DE TEATRO, num movimento sem fronteiras, e (2) o diálogo em cumplicidade com a COMUNIDADE do seu contexto: a Beira Interior. As suas criações inscrevem-se justamente em princípios éticos/estéticos que não apenas desembocaram numa corrente de público muito expressiva mas consolidaram uma rede de itinerância pelo território nacional, hoje, património inestimável que alarga o futuro. COMPANHIA DE PROJECTOS que imanam objectos próprios, numa relação VER-FAZER em continua progressão, as formas de contacto foram sempre transversais. Desde 2004 a ESTE – Estação Teatral estreou 48 criações originais e já actuou em Espanha, Alemanha, Cabo Verde e Brasil.

Medalha de Mérito Cultural da cidade do Fundão.

ESTE – ESTAÇÃO TEATRAL

APARTADO 259

6231-909 FUNDÃO

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

t.(+351) 963859394

 

 

 

Newsletter

Desejo receber novidades sobre o Teatro Meridional.
Ao subscrever a newsletter do Teatro Meridional, está a dar-nos permissão para o tratamento dos seus dados de acordo com o Regulamento Geral da Proteção de Dados. A AMC garante que os dados se destinam exclusivamente para a divulgação e promoção da sua actividade e programação. Para mais informação sobre a nossa política de privacidade, carregue aqui