Laboratório de Adaptação de Textos para Teatro

LAB Adaptação Textos Teatro 04

 

 

Este Laboratório de Dramaturgia tem como objetivo a adaptação de textos para Teatro a partir de uma das obras recomendadas para a infância.

Esta iniciativa pretende incentivar a criação de textos específicos para espetáculos de Teatro, que poderão depois ser levados a Escolas, Bibliotecas ou apresentados em Salas de Espetáculo.

A cada edição serão seleccionados dois candidatos e, como em qualquer laboratório, pretende-se experimentação e pesquisa em torno de aspetos da escrita para teatro, tais como: espaço, tempo, ação, voz/personagem, tema, género, performatividade, dimensão plástica, entre outros.
A escrita dos textos poderá decorrer ao longo de aproximadamente cinco meses e o processo de escrita será acompanhado por um elemento do Teatro Meridional e por outro elemento exterior à companhia, mas com experiência na área da escrita para Teatro.

Os textos desenvolvidos no Laboratório de Adaptação de Textos para Teatro poderão ser ou não publicados, cabendo ao Teatro Meridional desenvolver esforços no sentido de encontrar entidades parceiras para a sua edição ou ainda, encontrar entidades e grupos de pessoas suscetíveis de os desenvolverem para cena.

 

DATA/HORA
 
 
2021/2022

 2ª Edição do Laboratório de Adaptação de Textos para Teatro

 

Candidaturas abertas até 12 de novembro de 2021.

O painel responsável por esta 2ª Edição, quer pela seleção das propostas, quer pelo acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo, é constituído por Natália Luíza (Teatro Meridional), e Ana Lázaro (escritora e encenadora).

 

DATA/HORA
 
 
2020/2021

1 ª Edição do Laboratório de Adaptação de Textos para Teatro

 

O prazo de entrega de candidaturas decorreu até 1 de julho de 2020 tendo sido selecionados os pseudónimos Augusta Henriques Ferreira com o texto "Pinto Borrachudo" de Adolfo Coelho e José Gabriel Cardoso com o texto "As Aventuras de Pinóquio" de Carlo Collodi  a 16 de julho de 2020 para participarem nesta 1ª Edição.

Do trabalho realizado, que decorreu até fevereiro de 2021, resultaram os textos "PINTO BORRACHUDO" de Sandra Gomes e "PINÓQUIO E O LENÇOL MÁGICO" de Rui Xerez de Sousa.

O painel responsável por esta 1ª Edição, quer pela seleção das propostas, quer pelo acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo, foi constituído por Natália Luíza (Teatro Meridional), e Ana Lázaro.

 

DATA/HORA
 
 
04-05-2021

APRESENTAÇÃO DO VOL. VI DA COLECÇÃO NOVA DRAMATURGIA PORTUGUESA (FITA - BEJA)

 

O evento de lançamento e de apresentação do VI volume da coleção “Nova Dramaturgia Portuguesa”, em parceria com a Companhia de Teatro Lendias d´Encantar e com a Folha de Medronho - Artes Performativas, teve lugar em Beja durante o FITA 2021 (Festival Internacional de Beja) com a presença de Natália Luiza (Diretora Artística do Teatro Meridional e Coordenadora do Laboratório), António Revez (Director Artístico Lendias D'Encantar e FITA), Sandra Gomes (autora) e Rui Xerez de Sousa (autor).

 

3


Esta VI coleção "PINTO BORRACHUDO" de Sandra Gomes e "PINÓQUIO E O LENÇOL MÁGICO" de Rui Xerez de Sousa estão agora disponíveis para aquisição (3,90€) através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 91 999 doze treze.

livro

Newsletter

Desejo receber novidades sobre o Teatro Meridional.
Ao subscrever a newsletter do Teatro Meridional, está a dar-nos permissão para o tratamento dos seus dados de acordo com o Regulamento Geral da Proteção de Dados. A AMC garante que os dados se destinam exclusivamente para a divulgação e promoção da sua actividade e programação. Para mais informação sobre a nossa política de privacidade, carregue aqui