História
TM ITINERÂNCIA INTERNACIONAL
Apoio à Internacionalização: Fundação Calouste Gulbenkian
FESTLIP – Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa
RIO DE JANEIRO - BRASIL
8 a 11 de Novembro 2018
O Teatro Meridional, dirigido por Miguel Seabra e Natália Luiza, foi o homenageado da 10ª edição do FESTLIP - Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa, com grande destaque na programação do festival: AS CENTENÁRIAS de Newton Moreno e encenação de Natália Luiza, SONORIDADE POÉTICA dirigido por Miguel Seabra, recital de poesia ELAS com Natália Luiza e Zézé Motta e dois workshops de teatro.
SOBRE O FESTIVAL
O FESTLIP – Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa, nesta 10ª edição, convoca o multiculturalismo das sociedades da CPLP_Comunidade dos Países e Língua Portuguesa, assumindo o desafio de abreviar a distância entre os quatro continentes que têm na Língua Portuguesa, uma nação.
A Língua portuguesa é a nossa pátria. Pátria criada por nós, 270 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.
Festlip 2018
COMUNICADO FESTLIP NOMEAÇÃO HOMENAGEM TEATRO MERIDIONAL
Teatro Meridional, fundado em 1992, é fruto de uma nova dramaturgia com destaque na sua ligação com o universo da lusofonia. África e Brasil aparecem com frequência na concepção de seus espetáculos, que já contaram com atores do Brasil, Cabo Verde, Angola e Moçambique. Em suas trajetórias, Miguel Seabra, português e Natália Luiza, moçambicana, fundadores e diretores artísticos da Cia., não deixaram que conceitos os definissem apenas como uma companhia teatral de Portugal. Sempre foram reconhecidos pela multifacetada influência de todos os lugares que falam português. A sua contribuição ao universo artístico destes países é reconhecida em todas estas sociedades. Por caminhar em sintonia com os valores da plataforma FESTLIP, o Teatro Meridional recebe a nossa homenagem.
Festlip 2018
PROGRAMAÇÃO FESTLIP TEATRO MERIDIONAL
05 a 07/11 OFICINA DE CONSTRUÇÃO CÉNICA - AS CENTENÁRIAS | por MARCO FONSECA
Rio de Janeiro - SENAI Maracanã
Worskshop de cenografia para profissionais de artes cénicas, com recurso a técnicas implementadas pela cenógrafa e responsável plástica do espetáculo - AS CENTENÁRIAS - Marta Carreiras. Cada objecto será uma escultura com identidade própria do universo do espetáculo. Esta oficina é realizada pelo Cenógrafo e Diretor de cena, Marco Fonseca.
08/11 - ABERTURA DO FESTIVAL
Espetáculo - AS CENTENÁRIAS | de Newton Moreno, encenação NATÁLIA LUIZA
Teatro Firjan SESI Centro
Esta 46ª Produção do Teatro Meridional, com texto do dramaturgo contemporâneo brasileiro, Newton Moreno, fala-nos de duas centenárias que não são velhas, são antigas, e choram os mortos dos outros em cânticos, orações e lágrimas, tudo fazendo para permanecer vivas, fugindo e afugentando a Morte. Sílvia Filipe e Flávia Gusmão fazem as duas personagens centenárias e Catarina Guerreiro desmultiplica-se nas inúmeras personagens do presente e passado desta peça que é também e ainda um conto.
09/11 OFICINA DE TEATRO – E SE UM DIA, TUDO | por MIGUEL SEABRA
Teatro Firjan SESI Centro
Em sintonia com os processos de trabalho do Teatro Meridional, este workshop abordará uma teatralidade que incide sobre a definição, a subtileza e o rigor da performance do actor, a relação com a palavra e o espaço cénico, e de como expressar essa dinâmica na comunicação com o público.
09 e 10/11 Espetáculo - AS CENTENÁRIAS | de Newton Moreno, encenação NATÁLIA LUIZA
Teatro Firjan SESI Centro
10/11 Recital de Poesia - ELAS | com NATÁLIA LUIZA E ZÉZÉ MOTTA
Casa Firjan
Duas grandes atrizes, Natália Luiza e Zezé Motta, declamam grandes poetizas da língua portuguesa, convocando vozes diversas de Mulheres de quatro continentes que escreveram ou escrevem na língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Este será um percurso por sentimentos, vivências, histórias e outros temas que atravessam a vida de todos os seres humanos e alguns especificamente das mulheres.
11/11 Mostra Teatral - SONORIDADE POÉTICA | direção cénica MIGUEL SEABRA
Teatro Firjan SESI Centro
Espetáculo dirigido por Miguel Seabra e com dramaturgia de Natália Luiza apresenta a diversidade dos poetas lusófonos, as suas culturas e suas sonoridades. Reunirá, pela primeira vez, atores dos nove países com língua oficial portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Mais informação:
www.talu.com.br/festlip/festlip_portugal.html